O Github publicou o Octoverse, um estudo anual sobre a plataforma de código aberto e a comunidade de projetos

O Blog do GitHub publicou os resultados da Pesquisa Anual Octoverse sobre a própria plataforma e a comunidade de projetos de código-fonte. A equipe de pesquisadores disse que, em 2023, os desenvolvedores se concentraram mais em projetos baseados em inteligência artificial, e o JavaScript manteve a liderança em popularidade entre as linguagens de programação.


Principais tendências para 2023:


1. Os usuários prestam muita atenção à inteligência artificial, criando novos projetos com redes neurais e usando ferramentas baseadas nelas no trabalho. De acordo com os pesquisadores, 92% dos desenvolvedores usam continuamente ou às vezes experimentam ia.


2. Houve um grande aumento na participação de novos desenvolvedores. Isso mostra que os recém-chegados estão ativamente se juntando à comunidade de projetos de código aberto e contribuindo;


3. Os desenvolvedores estão cada vez mais usando a tecnologia de nuvem em seus projetos. Isto é evidenciado pela participação no GitHub Actions, Docker, IaC e conteinerização.



Demografia


Em 2023, o GitHub tem 20,2 milhões de usuários em todo o mundo. A maioria dos desenvolvedores está nos Estados Unidos, mas o crescimento ativo é mostrado pela Índia, Brasil e Japão. Se o ritmo não diminuir, em 2028, a Índia ultrapassará os Estados Unidos em número total de usuários e ficará em primeiro lugar. Os cinco líderes são os seguintes::


    EUA;


    Índia;


    China;


    Brasil;


    Grã-Bretanha.


Inteligência artificial


Em 2023, a participação de projetos baseados em redes neurais e inteligência artificial aumentou 248%, um recorde absoluto desde a existência do GitHub. O forte crescimento já afetou o mercado. As empresas buscam integrar redes neurais em seus produtos para reduzir custos e otimizar processos. Os pesquisadores acreditam que, nos próximos anos, isso estimulará a demanda por especialistas no campo.