Inbound Marketing: Guia 2018 Completo

Inbound Marketing: Guia 2018 Completo

O que é e por que usar Inbound Marketing?

 

Muitos se tem falado em Inbound Marketing e em como ele pode revolucionar a estratégia de comunicação de uma empresa que precisa atrair clientes para consumir seus produtos e serviços. Mas na verdade o Inbound fará o caminho contrário: o cliente irá até você.

Isso vai acontecer através de uma série de estratégias que atraem voluntariamente os consumidores até sua empresa, sem precisar utilizar propagandas para que isto aconteça. Os resultados desses novos métodos de fazer marketing têm levado cada vez mais empresas a aderirem essas técnicas inovadoras que trazem resultados surpreendentes.

Surgido em 2009, o conceito de Inbound Marketing tem muita relação com a forma como nos relacionamentos com a internet, principalmente com as ferramentas de buscas onde 2,3 milhões de buscas são feitas por segundo apenas no Google.

Entre essas quantidades de buscas há um número considerado de pessoas procurando a solução de problemas que você pode oferecer, ou ainda, procurando por produtos que você comercializa. Como fazer para que essas pessoas saibam que sua empresa existe e tenham interesse em te contratar?

O Inbound Marketing é o serviço que atrai o cliente, fazendo com que a sua empresa, produto ou serviço seja encontrado pelas pessoas utilizando elementos que são essências para que o internauta faça uma busca, encontre sua empresa, tenha interesse nela e se torne um cliente.

 

Inbound x Outbound Marketing

O marketing tradicional (agora chamado de Outbound Marketing) funciona muito bem, mas utiliza técnicas que, nos dias de hoje, não são tão eficientes, principalmente quando pensamos em uma sociedade cada vez mais conectada.

O marketing encontrava clientes através de anúncios e propagandas, exigindo muitas vezes, um alto investimento para que alcançasse um grande número de pessoas e então gerasse algumas vendas.

Chamando a atenção do cliente, o marketing tradicional conseguia despertar o desejo do espectador pelo serviço ou produto e assim as vendas aconteciam. Os comerciais em TV são os maiores exemplos do outbound marketing, pois a programação é interrompida, a publicidade aparece e o telespectador conhece o produto que está sendo divulgado.

O telespectador não pode interferir na propaganda, ele não pode conversar com a marca, ele fica estático recebendo a informação e aguardando pela volta do programa que ele estava acompanhando.

Com o Inbound Marketing isso não acontece, pois as técnicas visam gerar um relacionamento entre a empresa/produto e o cliente, através de conversas que a internet e as redes sociais podem intermediar.

A mensagem é extremamente importante neste novo jeito de se fazer marketing, pois a empresa precisará investir em conteúdo para ser encontrada pelos clientes e ainda promover o conteúdo para ele se sinta atraído por ela.

O inbound busca a interação, passando informação aos seus possíveis clientes e então dando a ele a oportunidade de escolher. Com a internet temos uma vida de mão dupla, onde a empresa oferece o conteúdo e o cliente também

 

Quais são as ferramentas do novo marketing?

Essa interação é feita através de ferramentas que envolvem técnicas são aplicadas para atrair e converter o internauta em cliente da marca.

Isso é feito através de quatro etapas:

  • Atração – usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em blogs, links patrocinados e redes sociais é possível atrair clientes em potenciais;
  • Conversão – Quando este internauta se tornou um visitante do seu site, blog ou rede sociais é hora de usar técnicas para que ele conheça seus serviços ou produtos, oferecer promoções e mostrar os seus diferenciais no mercado;
  • Relacionamento – Se naquele momento o cliente em potencial não se decidir pelo seu produto ou serviço, é hora de criar um relacionamento para que ele não esqueça sua marca. Isso é feito com a captação de leais através de e-mail marketing e ações promocionais periódicas, envio de artigos e newsletter;
  • Encantamento – Depois dessas estratégias o cliente estará pronto para consumir o seu produto ou serviço, podendo se tornar também um fã de sua marca, indicando para seus amigos nas redes sociais, dando feedback e mantendo um relacionamento.

Todo o processo deve ser planejado e analisado, para poder definir novas estratégias de acordo com o resultado que cada etapa gerar. Só assim o Inbound Marketing dará os resultados que você espera.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Dentro das ferramentas que utilizamos no Inbound Marketing está o Marketing de Conteúdo, esta é a principal diferença entre eles: o inbound é uma estratégia completa onde várias ações são realizadas a fim de atrair um cliente em potencial e transformá-lo em um cliente fiel.

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas que existem dentro do Inbound Marketing para gerar essa atração. Um exemplo do marketing de conteúdo que funciona é a criação de blogs corporativos que oferecerão conteúdos relevantes.

Utilizando técnicas de SEO é possível fazer com que o seu conteúdo se destaque nos mecanismos de busca e atraia uma grande quantidade de leitores. Esse mesmo conteúdo ainda pode ajudar o leitor a decidir pela compra e a conversar com sua marca.

Um exemplo de como o marketing de conteúdo pode trazer resultado é o case da empresa americana “River Pool and Spas” que em 2009 – em meio a crise financeira – conseguiu aumentar suas vendas de piscina através de um blog corporativo que passava dicas e informações sobre piscinas.

A ideia partiu de Mark Sherida, CEO da empresa, que conseguiu encontrar no blog uma ferramenta barata e com poder de conquistar um público que pudesse ter interesse em seu produto.

O resultado foi que em dois anos, Mark vendeu mais piscinas que qualquer outra empresa do ramo em todo o país. Tudo isso usando seu conhecimento para responder as dúvidas mais comuns sobre piscinas e outras informações relevantes sobre manutenção.

Em três meses o alcance do blog cresceu 120% e não demorou muito para que os resultados em vendas surgissem, dando à “River Pool and Spas” um amento significativo de lucro, tornando-a o melhor case de sucesso com marketing de conteúdo.

Além de blogs, é possível utilizar outros meios para distribuir seu conteúdo, como e-books, vídeos, webnar, imagens, infográficos, e até mesmo inserção em revistas e jornais onde é possível inserir um conteúdo relevante sobre o seu negócio, marca ou produto, sem que ele se pareça com uma publicidade.

 

Publicidade e Conteúdo unidos em várias estratégias de marketing

Uma das melhores formas para explicar este novo jeito de fazer marketing é dizer que inbound marketing é o casamento entre a publicidade e o conteúdo. A publicidade chama a atenção do consumidor e o conteúdo o informa.

Podemos até dizer que se trata de uma forma de publicidade, porém muito mais discreta, pois é o consumidor que encontra seu conteúdo, sem receber interferências como a propaganda da televisão, jornal ou revista.

Com esta nova forma de fazer marketing, é possível alcançar um público mais específico ou nichos pré-determinados. Aliás, determinar o público que irá receber cada tipo de conteúdo é uma das primeiras etapas no processo do Inbound Marketing.

Determinar o público é essencial para poder construir o conteúdo e através dele será possível educar os leitores a respeito de um assunto, assim como Mark Sherida fez para poder vender mais piscinas, ensinando possíveis compradores como escolher e como cuidar de piscinas.

Esse conteúdo com propósito atrai o público certo, faz com que ele encontre a sua empresa e passe a se relacionar com ela. Por isso utilizam a palavra “inbound” que quer dizer “entrada”. O marketing de entrada fará com que sua empresa atinja o público correto.

Isso pode ser feito através de blogs, ou através de outras ferramentas que irão atrair o público e despertar a atenção deles para a mensagem que você está passando. Esse processo de educar é importante e faz com que o resultado seja satisfatório.

Contas história é outra forma de atrair o público e a internet permite que até pessoas e marcas não famosas contem suas histórias e se comuniquem diretamente com os internautas. Utilizar elementos da publicidade para tornar essas histórias mais atrativas é uma ótima maneira de atingir os consumidores.

Empresas de todos os portes podem utilizar o Inbound Marketing para atingir seus objetivos, desde que utilize estratégias eficazes para se antecipar e mostrar aos clientes a resposta para suas necessidades através de um conteúdo relevante.

 

Motivos para usar novo marketing

Dados da empresa HubSpot afirmam que 58% das empresas brasileiras já utilizam o Inbound Marketing, dessas, 92% obtêm retorno positivo das ações e continuam investimento em técnicas que conseguem aumentar a visibilidade de seus negócios.

Quem deseja aumentar suas vendas e sem precisar aumentar o investimento com anúncios encontrará neste novo marketing a resposta ideal para atrair clientes em potencial ao mesmo tempo que otimiza o processo de vendas.

Motivos para usar o Inbound Marketing não faltam, mas vamos listar algumas razões que farão com que você reconsidere investir nesse serviço para ampliar o encalce de sua marca, serviço ou produto.

  • Ser encontrado – O novo marketing fará com que sua empresa seja encontrada pelos clientes que procuram informações sobre a sua marca, produto ou serviço;
  • Conta sua história – Atrair e fidelizar clientes contando história é uma das melhores formas de chamar a atenção na internet;
  • Gerar conversa – Com estas estratégias você se aproxima do seu público e gera conversa com quem pode se tornar um cliente;
  • Baixo investimento – O inbound custa 62% menos que o marketing convencional, possibilitando que empresas de todos os portes tenham condições de investir e ter resultados com essas estratégias;
  • Retorno maior – Mesmo com baixo investimento o retorno é 275% maior, tornando o novo marketing a melhor estratégia entre custo-benefício;
  • Resultados – O inbound marketing oferece resultados surpreendentes. É só lembrar da “River Pool and Spas” que conseguiu vender milhares de piscinas no período de crise financeira que abalou o ramo imobiliário dos Estados Unidos.

 

Muitas empresas já começaram a utilizar o novo marketing, mas há quase metade delas que não entenderam sua importância. Sua empresa pode sair na frente de seus concorrentes e começar a aproveitar todas essas vantagens que estratégia oferece.

Imagine só Mark Sherida seguisse seus concorrentes e não tivesse a iniciativa de criar um blog para sua empresa. Ele teria falido juntamente com dezenas de outros empresários do ramo que não conseguiram vender piscinas durante a crise norte-americana.

Quantos concorrentes seus possuem uma estratégia de marketing de conteúdo? Quantos mantém um mailing de leads que é alimentado com newsletter periodicamente? É importante pensar que você pode sair na frente de todos eles e se tornar um referencial no seu setor.

 

 

Como fazer Inbound Marketing

 

Planejando uma estratégia é possível utilizar as ferramentas para atingir seu público alvo, determinando o que será feito nas quatro etapas que começa com fazer a empresa ser encontrada pelo consumidor e termina com ele se tornando um fã da marca.

Você pode começar com a criação de conteúdo, pense em informações que sejam interessantes e tenham relação com o seu segmento de trabalho. Esse conteúdo pode ser compartilhado nas suas redes sociais.

Contratar uma empresa que ofereça o serviço de Inbound Marketing irá ampliar os resultados, pois através do SEO é possível atrair ainda mais leitores para o seu blog, gerando resultados mais rápidos e efetivos.

Depois de atrair esse visitante você pode transformá-lo em um lead, oferecendo a ele algum produto como vídeo ou e-book em troca do e-mail, onde ele se cadastrará na sua lista e passará a receber informações interessantes para não perder o contato com a sua marca.

Essa é uma das formas de fazer com que o visitante passe a se relacionar com você e não esqueça que um dia ele recebeu um conteúdo interessante e que tenha respondido suas dúvidas.

Com o e-mail marketing será possível entregar outras informações, fazer promoções, indicar serviços e produtos e até pedir sugestão para que esse lead responda e crie uma ligação mais forte com a sua empresa.

Todas essas etapas devem ser criadas através de um planejamento e todas as fases, depois de executadas, devem ser avaliadas e mensuradas para poder mostrar os resultados e ajudar sua empresa a fazer os ajustes necessários para que o Inbound Marketing cumpra seu papel.

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